Chelsea Manning condenada a 14 dias de solitária por tentativa de suicídio

Chelsea Manning, que se encontra desde 2013 a cumprir uma pena de 35 anos de prisão por divulgar de informações secretas à WikiLeaks, foi condenada a cumprir 14 dias de solitária após tentar acabar com a própria vida.

Manning, que sofre de disforia de género, e a quem foi negado o tratamento necessário, tentou o suicídio a 5 de Julho e iniciou uma greve de fome a 9 de Setembro, exigindo que lhe fosse concedida a cirurgia (de mudança de sexo). A greve terminou no dia 13 quando o exército cedeu às suas exigências.

No dia 22 de Setembro, após audiência, Manning foi condenada a 14 dias de solitária, 7 dos quais a cumprir de imediato e os outros 7 suspensos (apenas terá de os cumprir em caso de mau comportamento, durante os próximos 6 meses).

Esta condenação deve-se ao facto de Manning não ter cooperado ao ser retirada da sua cela (estava inconsciente, após a tentativa de suicídio) e pela posse de um livro não autorizado (Hacker, Hoaxer, Whistleblower, Spy, de Gabriella Coleman, sobre os Anonymous).

Manning escreveu o seguinte:

I was acquitted of the “Resisting The Force Cell Move Team” charge.

I was found guilty of the “Conduct Which Threatens” charge. This charge was for the suicide attempt.

I was found guilty of the “Prohibited Property” charge, which was for an unmarked copy of “Hacker, Hoaxer, Whistleblower, Spy,” by Gabriella Coleman.

A whistleblower já tinha sido condenada no passado por, entre outras coisas, estar na posse de medicação imprópria (pasta de dentes fora de prazo).

A organização Fight For The Future tem uma petição online, FreeChelsea.com, pelo levantamento destas acusações, onde todos os defensores dos direitos humanos poderão manifestar o seu apoio.

BREAKING: Prison disciplinary board decides to punish Chelsea Manning with solitary confinement for charges related to suicide attempt [Fight for the Future]
FreeChelsea.com [Petição online]
Chelsea Manning sentenced to 14 days of solitary confinement in retaliation for suicide attempt [Boing Boing]

Fotografia do site FreeChelsea.com