HP activou DRM que bloqueia tinteiros de “marca branca”

No dia 13 de Setembro, milhares de utilizadores de impressoras da linha HP OfficeJet deixaram de conseguir utilizar tinteiros de outras marcas e tinteiros da HP recarregados.

Isto aconteceu porque, no passado mês de Março, a HP lançou um suposto update de segurança ao firmware das impressoras que, na verdade, continha um mecanismo de DRM que impede a utilização de tinteiros que não sejam os originais da HP. E fê-lo de forma a que esse mecanismo só fosse activado em Setembro.

Isto significa que, durante estes 6 meses, houve clientes a comprar impressoras convencidos que poderiam utilizar tinteiros de outros fabricantes.

Significa também que a HP abusou do seu mecanismo de updates de segurança para enganar os clientes. De agora em diante existirão utilizadores HP a evitar os updates de segurança com receio do que poderá vir a seguir, deixando assim o seu hardware vulnerável a reais problemas de segurança.

Da mesma forma que podemos usar papel de vários fabricantes, devemos ter o direito de escolher o fabricante de tinteiros que queremos na nossa impressora.

Como refere Cory Doctorow, conselheiro da Electronic Frontier Foundation, numa carta aberta à HP:

HP printers, like most other networked computers, have suffered well-documented, catastrophic security vulnerabilities that exposed customers’ whole networks to attacks. Because security is a process, not a product, vulnerabilities will continue to surface in your products throughout their lifecycles. Customers need to feel confident that they can accept security updates without compromising basic functionality.

Quem não concorde com esta medida, pode sempre juntar o seu nome à petição online que a EFF está organizar, no âmbito do seu projecto Apollo 1201 Project que pretende acabar com todo o DRM em 10 anos.

Fontes:
HP Has Added DRM to Its Ink Cartridges. Not Even Kidding [Wired]Demand that HP make amends for its self-destructing printers [Boing Boing]
What HP Must Do to Make Amends for Its Self-Destructing Printers [EFF]