Alemanha exige que Facebook apague todos os dados dos utilizadores do WhatsApp

Na sequência da recente alteração da política de privacidade do serviço de mensagens WhatsApp, que permite que os dados dos seus utilizadores sejam partilhados com o Facebook, a autoridade para a protecção de dados de Hamburgo ordenou que o Facebook apague toda a informação que tiver sobre os utilizadores do WhatsApp (app que é detida pela Facebook Inc.).

Segundo o Facebook, esta alteração na política de privacidade tem o objectivo de melhorar as sugestões de “novas amizades” e oferecer publicidade mais relevante.

A demanda de Hamburgo prende-se principalmente com o facto de as alterações à política de privacidade terem sido impostas aos utilizadores, quando estes deveriam ter a opção de concordar, ou não, com elas.

Segundo Johannes Caspar, um dos maiores defensores da protecção de dados na Alemanha:

This order protects the data of about 35 million WhatsApp users in Germany (…)

It has to be their decision as to whether they want to connect their account with Facebook. Therefore, Facebook has to ask for their permission in advance. This has not happened.

Antes da posição oficial deste organismo alemão, já outros reguladores europeus tinham mostrado preocupações em relação a esta medida do Facebook.

Fonte: Facebook Told to Stop Taking Data From German WhatsApp Users [Bloomberg]

Via: Slashdot