Retromania: os computadores dos dias de ontem têm website em português

O “retrogaming” está na moda e em Portugal também se segue a tendência.

O site Retromania nasceu em 2014, na sequência do fecho de um site antigo onde os aficionados do retrogaming se encontravam. Quando esse site encerrou as portas, alguns dos seus utilizadores juntaram-se para decidir o que seria feito para manter a comunidade unida.

Assim nasceu o Retromania, o ponto de encontro de tudo o que é retrogaming em Portugal. Ali se fala de Mega Drives, Game Boys, ZX Spectrums, Commodore Amiga, C64, PlayStation, etc. Hoje, o Retromania é o segundo resultado da pesquisa “retro gaming” no Google.pt.

Todo o mérito deve ser dado ao esforço e iniciativa do utilizador Immortal, criador do Retromania e quem administra com todo o rigor, todo o website. É também da responsabilidade dele, a publicação de notícias.

O site é composto por duas áreas principais: o portal e o fórum de discussão. No portal são publicadas as novidades sobre o mundo do retrogaming. Sabiam, por exemplo, que ainda existe muita gente a desenvolver jogos de grande qualidade para o ZX Spectrum ou para o Commodore 64? Sabiam que continua a ser possível fazer upgrades ao hardware de um Commodore Amiga?

Esta semana, por exemplo, foi lançado um port do jogo de arcade Donkey Kong Jr., para o ZX Spectrum.

Aconselho vivamente este site e, principalmente, o fórum de discussão, para quem se interesse por computadores e consolas antigos, principalmente das décadas de 80 e 90 (mas não só). O fórum tem uma base de utilizadores sempre prontos a ajudar e a esclarecer dúvidas. Existe uma área do fórum onde os utilizadores gostam de partilhar fotografias das suas “máquinas”, algumas quase “pornográficas”, para os outros membros do fórum se ficarem a babar e a roer de inveja.

É o espírito geek no seu melhor, aqui no nosso cantinho da Europa.

(Imagem: cortesia de Retromania)