De onde vem o termo Avatar?

A palavra “Avatar” já há muito que invadiu Hollywood e a Internet, mas afinal de onde vem?

Originalmente, Avatar (sânscrito) é um conceito existente no Hinduísmo que significa a encarnação de um entidade divina na Terra, mas nos últimos anos a palavra Avatar ganhou um novo significado: a representação gráfica de um utilizador num mundo virtual, seja uma simples foto num fórum de discussão ou uma renderização 3D de uma personagem.

A primeira utilização da palavra já com este significado apareceu em 1985 no jogo de computador “Ultima IV: Quest of the Avatar do senhor Richard Garriott (@RichardGarriott), de quem até já falei há uns dias atrás (Geocaching na Estação Espacial Internacional).

garriott
Richard Garriott (foto: Rob Fahey)

No Ultima IV, Garriott queria que a personagem do jogo fosse a manifestação da alma do jogador no mundo virtual. Bem pensado.

ultima_iv_box
A capa do Ultima IV

No lançamento do jogo, Garriott tinha tanta confiança que palavra ia ter sucesso que a registou como marca registada (TM). No entanto, o termo ganhou tanta popularidade que ele sentiu-se na obrigação de deixar a sua “criação” no domínio público. Nunca processou ninguém pelo uso da palavra Avatar. Num podcast recente (The Retro Hour Ep. 39) ele contou que já esteve com o James Cameron, realizador do filme Avatar, mas nem sequer teve coragem de abordar o assunto para que o realizador não pensasse que ele queria tirar algum proveito do filme.

avatar-movie-sequels-sam-worthington-zoe-saldana
O filme Avatar, de James Cameron (© Twentieth Century Fox)

Richard Garriott, também conhecido pelo seu avatar “Lord British”, está a trabalhar num novo jogo chamado “Shroud of The Avatar“, sucessor espiritual da saga Ultima.

Fotografia: Twentieth Century Fox