Roupa para confundir os sistemas de detecção facial

Nos últimos tempos têm surgido vários mecanismos para enganar os sistemas de detecção e reconhecimento facial o que o Facebook usa para identificar pessoas nas fotografias dos seus utilizadores.

Desta vez a novidade vem do artista Adam Harvey e de alguns membros do Hyphen Labs através do seu projecto Hyperface que tem como objectivo a criação de padrões que poderão ser usados em roupas (camisolas, cachecóis, etc.) e que prometem baixar o grau de certeza dos sistemas de detecção facial.

O projecto vai ser apresentado no Sundance Film Festival, no próximo dia 16 de Janeiro.

prototype-33c3
HyperFace Prototype by Adam Harvey / ahprojects.com

Têm sido criados alguns projectos semelhantes, ultimamente. O CV Dazzle, também do artista Adam Harvey tem o mesmo objectivo que o Hyperface mas recorre a pinturas faciais para confundir os sistemas de detecção facial. O projecto Reflectables no Kickstarter consiste nuns óculos feitos com material altamente reflector e que promete assegurar a privacidade dos seus utilizadores, confundindo as câmaras de vigilância.

Será que alguém vai usar estes truques na vida real? Talvez. Eu usava, por brincadeira, mas não mais do que isso. Andar na rua com qualquer umas das opções aqui apresentadas, acho que teria o efeito contrário ao esperado. Em vez de me tornar anónimo, temo que fosse ter mais atenção sobre mim.

cvd-look1
CV Dazzle Look 1. 2010. Hair by Pia Vivas. Model: Jen Jaffe. Photo: ©Adam Harvey
bc2ed569a4b54c3a878fb4c8c13f6828_original
Projecto Reflectables, Kickstarter

 

HyperFace Camouflage [Adam Harvey]

Via The Guardian

Fotografia de “capa” do artigo: Heroes M, por Frédéric Poirot, sob licença CC BY-NC-ND 2.0