Hoje é o Dia da Protecção de Dados

28 de Janeiro é o Dia da Protecção de Dados, data instituída desde 2007 pelo Conselho da Europa (não confundir com Conselho Europeu).

Por esse motivo deixamos aqui algumas dicas dadas pela EFF para protegerem os vossos dados (e daqueles com quem vocês comunicam).

  • Instalem uma aplicação de mensagens segura como o Signal ou o WhatsApp e encorajem os vossos contactos a fazer o mesmo. Só assim poderão comunicar com eles em segurança.
  • Configurem essa aplicação para que não faça backup das mensagens para a “cloud”. Se as vossas mensagens são guardadas num servidor inseguro, lá se vai a privacidade.
  • Deixem de usar serviços de email de grandes companhias como a Google, Microsoft ou Yahoo. Essas empresas já sabem demasiado sobre a vossa vida privada e está na altura de lhes dar menos informação de mão beijada. Encorajem os vossos contactos a fazer o mesmo para que possam trocar emails com eles de forma segura.
  • Usem criptografia nos vossos dispositivos (telemóveis, computadores). Lembrem-se que, se perderem o telemóvel, quem o encontrar terá acesso à vossa informação privada (fotografias, mensagens, etc.)
  • Configurem um código de segurança para desbloquear o telemóvel.
  • Instalem add-ons como o Privacy Badger o ou o Privacy Badger nos vossos browsers. E já agora parem de usar o Internet Explorer ou o Edge.
  • Atenção às redes sociais. Configurem as opções de privacidade. Não revelem demasiados detalhes da vossa vida privada, mesmo quando pensam que a informação é partilhada apenas com os vossos contactos. Peçam aos vossos amigos para não partilharem fotografias vossas sem autorização.

Muito importante também: não guardem estas dicas para vocês. Convençam os vossos amigos a segui-las. Partilhem este artigo. Acrescentem as vossas sugestões e divulguem. Comemorem o Dia da Protecção de Dados ajudando os vossos contactos a assegurar a privacidade deles e a vossa.

Imagem: big-data_conew1, luckey_son sob licença CC BY-SA 2.0