WiFi232 liga computadores (muito) antigos de volta às BBS através da Internet

Lançado pela biosrhythm, o WiFi232 Internet Modem é um… modem (sim, um modem) compatível com a velhinha norma Hayes que pode ser ligado a qualquer computador com um conector DB25. Pensem num Apple IIe ou num Amiga 2000. Ou até num mais recente (ou menos antigo) 486.

Lembram-se das BBS? Talvez não. Digamos que antes de termos Internet em casa, alguns de nós, geeks, ligavam-se a BBS que mais não eram do que fóruns muito arcaicos onde se partilhavam ficheiros, pirataria e outras coisas mais ou menos legítimas.

Essas BBS eram acedidas através de linhas telefónicas. Com o aparecimento da Internet, caíram em desuso e muitas delas passaram a ser acedidas através da Internet através de um protocolo chamado Telnet que, por acaso, até é mais antigo do que as próprias BBS ou mesmo da Internet.

Com essa migração para a Internet, os computadores mais antigos ficaram impossibilitados de aceder às BBS. Até há poucos dias. O WiFi232 é um dispositivo que se liga a um computador que tenha porta DB25, acede através da rede wireless lá de casa à Internet e usa o tal protocolo Telnet para aceder às BBS. Para o computador velhinho, tudo isto é feito de forma transparente, pois para ele o WiFi232 é um modem perfeitamente normal.

De momento está esgotado, mas no stock inicial o preço era de $33 em versão kit (monte você mesmo) ou $49 já completamente montado.

Aqui fica a review do produto no canal LGR (Lazy Game Reviews):

 

WiFi232 – An Internet Hayes Modem for your Retro Computer

Fotografia: byosrhythm